FÉRIAS
“Há sempre um momento na infância em que a porta se abre para deixar entrar o futuro”
Graham Green
Este texto é para os pais que vivem com intensidade a entrada dos filhos na escola. Viver este momento com intensidade, significa estar antento aos sentimentos que surgem, às recordações que evoca, aos diálogos que despoleta.
Pais que vivem com intensidade este momento, são pais que desejam que ele fique marcado na sua vida e na dos seus filhos de forma positiva e feliz!
O Rafael faz anos
É um dia diferente
Os amigos fizeram um desenho
Para ele ficar contente!
Na casa da avó
a festa é a valer
está tudo preparado
para o bolo comer…
Trouxeste um lindo bolo
que darás a toda a gente
é o teu aniversário
por isso… estás contente!
Hoje fazes 6 anos
as velas vais apagar
e os teus amiguinhos
parabéns te irão cantar!
Adaptado de um poema do livro:
“Diariamente, precisamos de descobrir que não é a felicidade que nos faz sentir gratidão, é a gratidão que nos faz sentir felizes ” David Steindhl-Rast
Quantas vezes já disse ao seu filhos “diz obrigado!”? ...
Tenho um filho de 5 anos, e de vez em quando vêm a época de pesadelos. Ultimamente e estando a minha esposa em final de gravidez (2ºFilho), esta situação têm-se intensificado.
Chegando ao ponto de pôr as mãos nos ouvidos quando dá na televisão algo que ele diz que irá ter pesadelos. Temos tido o maior cuidado com o que ele vê. Mas quando ouve a voz do avô faz o mesmo pois diz que vai ter pesadelos com o avô. Durante a noite não dorme descansado chamando-nos diversas vezes , e só fica bem quando ficamos perto dele. Dorme com uma luz presencial acesa, pois tb Tem medo do escuro. O que me aconselham a fazer, já que isto já se tem prolongado por mais de 2 meses. Tanto eu como a minha esposa estamos desgastados quer física quer psicologicamente com isso.
Quinta-feira, 24 de Junho, 2010
“…conversar, conversar, conversar. Não os deixar quietinhos a conversar com as suas “maquinazitas” e os pais a conversar ao telemóvel. (…) Conversar sempre do que se passa na escola e no trabalho, (…) conversar do que nós fazíamos quando éramos filhos (…) mostrando os amigos que temos (…) os pais têm que se interessar pelos amigos do filhos. Interessar, não fiscalizar.”
Javier Urra
O diálogo rega a relação de confiança pais – filhos. Desde a infância, passando pela adolescência e juventude… E até na vida adulta o diálogo ocupa um lugar central na relação entre pais e filhos.
Que tempo tem dedicado a conversar com os seus filhos? Na última semana, que momentos diálogo e partilha existiram entre vocês?
Na primeira semana de julho
À praia fomos brincar
Que manhãs tão bem passadas
Brincar na areia e nadar!
Ir ao parque para nós
É sempre bem divertido
Jogar às escondidinhas
e fazer corridas com os amigos.
Vamos viajar de comboio
Até à Estação de Lousado
ver o Museu dos comboios
estamos muito animados.
Na sala tudo é diferente
brinca-se até mais não
com plasticina especial
Dá-mos largas à imaginação!
Neste mês especial
não podia faltar a piscina.
com mergulhos a valer
mas com muita disciplina.
Já estava programada
a visita ao moinho
por isso vamos fazê-la
com todo o "juizinho"
À Avenida Central
ainda vamos voltar
para visitar a feira Celta,
e nos ateliês participar!
Quarta-feira, 30 de Junho, 2010
Mesmo que, para si (o pai ou a mãe) as férias ainda sejam uma miragem, é provavel que, para os seus filhos, já sejam uma realidade. E, para a Natureza, já é, sem dúvidas, Verão!
Dias mais longos, tempo mais ameno, horários menos exigentes para os filhos… o que faz com todos estes sinais que lhe dizem que o ritmo poderá ser outro?
Hoje trazemos-lhe algumas pistas de como poderá aproveitar esta época o ano de forma especial na sua família, e tirar partido de momentos diferentes em conjunto:
Somos finalistas
com muita alegria
livro, diploma e t-shirt
e muita magia...
AOS PAIS...
pela vida partilhada...
pela surpresa preparada...
pela homenagem prestada
pelo carinho demonstrado
o nosso MUITO OBRIGADO!