Esquema Corporal

 

 

 

É através do movimento que a criança integra os dados sensitivo-sensoriais que lhe permite adquirir a noção do seu corpo e a determinação da sua lateralidade. O desenvolvimento psicomotor da criança gira em torno de componentes fundamentais ao seu desenvolvimento como: esquema corporal, equilíbrio, coordenação, estruturação espacial, temporal e lateralidade.

O esquema corporal diz respeito à consciência do próprio corpo, incorporando as suas partes posturais e de atitudes tanto em repouso como em movimento. É preciso que a criança conheça e compreenda seu corpo para controlar melhor os seus movimentos. Nessa consciencialização do seu próprio corpo em diferentes posições, o domínio corporal é o primeiro elemento do comportamento, e é através do movimento dinâmico que se consegue o controle do corpo e a percepção espacial.

Através da realização dos bonecos em massa de modelar e posteriormente da construção do painel com a silhueta de cada criança, foi reforçado o Esquema Corporal que cada criança possuí.

 

 

publicado por salinhadossonhos às 22:08 link do post | comentar | favorito