Os benefícios da música para as crianças

A música é um elemento fundamental no ensino pré-escolar. As crianças começam a expressar-se de outra maneira e são capazes de se integrar activamente na sociedade, porque a música as ajuda a ganhar independência nas suas actividades habituais, assumir o cuidado de si mesmas e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas. As crianças que vivem em contato com a música aprendem a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música  encanta-as, dá-lhes segurança emocional, confiança, porque se sentem compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.
Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, as crianças melhoram a sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra.

A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando sua memória.
Com a música, é mais estimulada a expressão corporal das crianças . Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma para o controle rítmico de seu corpo. Através da música, as crianças podem melhorar  a sua coordenação e combinar uma série de movimentos. 

Além das aulas de Música, a Educação Musical faz parte do nosso dia-a dia, quer na entoação de canções, quer na exploração de diferentes instrumentos.

 

tags:
publicado por salinhadossonhos às 07:20 link do post | favorito