ÁREAS DA SALA
Área central de reunião do grande grupo
É a área central da sala porque é aqui que todos se reúnem, diariamente, para conversar, trocar opiniões, resolver problemas, ouvir uma história, cantar uma canção, repetir uma lenga-lenga e planear em conjunto as actividades do dia; É também o local onde se encontram os Quadros das presenças do tempo e do comportamento, que são os “instrumentos de gestão partilhada”, que nos ajudam a gerir o dia-a-dia de forma autónoma e responsável, favorecendo o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua inserção na sociedade como um ser autónomo, livre, responsável e solidário.
Área da Casa
É constituída pela Cozinha e pelo Quarto das Bonecas; Permite que as crianças participem colaborativamente em actividades de jogo simbólico, de imitação dos adultos que observam no dia a dia e de desempenho de papeis: ser a mãe, o pai, o bebé ou o Sr. Doutor… Promove o desenvolvimento de competências básicas como a linguagem oral, o respeito pelos outros, a gestão autónoma de conflitos, a auto-estima e a capacidade de iniciativa e independência pessoal.
Área dos Jogos
Incluem Jogos de mesa (jogos calmos como puzzles, lotos, dominós, enfiamentos, encaixes, sequências lógicas, etc) utilizados sobre uma mesa. Estas actividades permitem que a criança desenvolva competências como a coordenação óculo-manual, a motricidade fina, a classificação e a seriação.
Área das Construções
Nesta área existem jogos de chão (construções como blocos diversos, Legos, peças em madeira, pista, carrinhos, figuras de bonecos, animais, etc.) normalmente usados no chão. Estas actividades permitem que a criança desenvolva competências como a coordenação óculo-manual, a motricidade fina, a cooperação em grupo, a gestão de conflitos, etc… .
Área das Expressões
Incluem o Desenho, a Pintura, o Recorte, a Colagem e a Modelagem, todas elas dispondo de um local próprio e recorrendo a técnicas o mais possível diversificadas. Contribuem para que a criança desenvolva: a atenção / concentração /envolvimento na tarefa, a autonomia e a responsabilidade, a capacidade de utilizar de forma adequada diversos materiais, a responsabilidade de terminar as tarefas que inicia, habilidades básicas como desenhar, recortar, colar, pintar, modelar… o seu sentido estético e artístico.
Área da Biblioteca
A Biblioteca é um espaço importantíssimo na sala, onde as crianças poderão encontrar variados materiais de leitura: livros, revistas, jornais, atlas, dicionários, etc.Nesta idade elas só sabem “ler” histórias com imagens, pelo que se deve adaptar o texto ao seu nível de compreensão e guiá-las na sua relação com o livro, “esse amigo que a irá acompanhar pela vida fora…”
As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e arrumar no mesmo lugar), e a ter cuidado o material (não amassar nem rasgar) ampliando sua autonomia. O flanelógrafo é um instrumento muito útil numa biblioteca, pois permite ao educador: contar histórias, explorar imagens; trabalhar sequências lógicas, apresentar situações-problema, etc. E possibilita à criança: desenvolver a imaginação e a criatividade; recontar histórias, descrever imagens, organizar sequências lógicas / temporais, resolver problemas com recurso a materiais manipuláveis.
Área da leitura
A Área da leitura é composta por jogos didáticos que permitem à criança explorar materiais de abordagem à leitura e à escrita. Aqui se desenvolvem competências como a imaginação e criatividade, o gosto precoce pela leitura, o interesse e iniciação ao código escrito, a correcção da linguagem oral, a capacidade de se expressar de forma desinibida, etc.
Quadro de giz
É um espaço para registos provisórios, onde as crianças poderão usar o giz para dar asas à sua criatividade, quer ao nível do desenho, quer na exploração de letras e números.