A importância do brinquedo e do brincar no desenvolvimento infantil

 


Por Dina Florêncio, Educadora de Infância

Os brinquedos são um grande suporte para a nossa prática como educadores
em todos os níveis de desenvolvimento, mas no que se refere à creche são sem dúvida uma mais valia enorme

Qualquer bebé ou criança pequena, mesmo tendo toda a atenção e carinho por parte dos pais, experimenta a determinada altura da sua vida uma situação de angústia, de medo, de contacto com pessoas estranhas…

A vinculação que é inicialmente mais forte com a mãe e com o pai, vai depois sendo criada com as várias pessoas que passam pela nossa vida, no entanto, tudo é mais fácil e seguro para as crianças se tiverem com elas um brinquedo, uma fralda, um ursinho, enfim, algo que lhes dê tranquilidade e segurança em todos os momentos que os pais não estão presentes.

É muito comum quando chegam à creche as crianças trazerem determinados hábitos que os pais nos comunicam (às vezes até com um pouco de vergonha), tais como: dormir com uma fralda de pano, ter um brinquedo que a acalma quando chora muito ou até chuchar no dedo, mas a verdade é que estes hábitos facilitam com frequência a adaptação da criança à creche e também o nosso trabalho enquanto educadores.

Às vezes só depois de entrar na escola é que determinados bebés se relacionam afectivamente com algum objecto, pois só nesta altura experimentam a dor da ausência familiar, mas o certo é que com a ajuda de “um amigo especial” tudo se torna mais fácil. Há pais que tentam afastar os filhos destes hábitos, pensando que sejam maus, no entanto, nunca devemos fazê-lo à força, pois se este ou aquele objecto funciona como elemento de segurança para os nossos filhos devemos respeitá-los.

Mas a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança vai ainda mais além quando falamos de todas as suas possibilidades de estimulação e aprendizagem.

No berçário podemos encontrar muitos brinquedos de muitas cores, formas e feitios, mas todos eles macios, com som, sem perigos e bastante atractivos, pois é através da exploração destes brinquedos que os nossos bebés vão treinar a sua audição, estimular a sua capacidade de memória visual e ainda dar asas à sua imaginação.

O cão é como todos sabemos uma das grandes paixões dos bebés, às vezes tão notória que aprendem a dizer “ão-ão” antes de pai ou mãe. O interesse pelos animais advém muitas vezes dos fantásticos brinquedos que todos nós temos nas nossas casas e instituições e que fazem o som do cão, do gato, da vaca, etc.

Os brinquedos são um grande suporte para a nossa prática como educadores em todos os níveis de desenvolvimento, mas no que se refere à creche são sem dúvida uma mais valia enorme para nós.

Quando começam a brincar com os “legos”, as crianças descobrem a magia das cores, das formas e de como tudo encaixado pode dar origem a fantásticas construções que depois se recusam a desmanchar para que as possam contemplar horas a fio. Capacidade de concentração, organização em grupo e até matemática podemos encontrar nesta actividade que apesar de tão comum e habitual é tão fundamental no desenvolvimento infantil.

Os jogos de encaixe são outra das grandes paixões das crianças da creche. Vamos lá encaixar as peças no local certo, é assim que começamos e rapidamente as vemos passar de uma fase meio perdida e até baralhada para outra onde apesar de não saberem o que é um triângulo, um quadrado ou um rectângulo os encaixam na perfeição, no sítio certo e sem hesitações.
Estes jogos, além de trabalharem a coordenação visuo-motora, a atenção e a memória, ajudam-nos também a perceber em que fase do desenvolvimento a criança se encontra.

O livro é outro dos nossos grandes aliados. Estimula a atenção e também a capacidade de imaginação, podendo ir mais além na sua missão e ajudar a criança a compreender os seus sentimentos e a resolver as suas frustrações.
Muitas vezes tão ou mais importante que pôr as crianças a fazerem trabalhos muito elaborados e que não lhes dão prazer é deixá-las brincar, descobrir e serem elas próprias a questionar-nos e a questionar-se a si mesmas, o porquê disto ou daquilo.

Numa sala de creche, muito mais importante do que os placards cheios de trabalhos para os pais verem, são os momentos que lá se passam, momentos de relação entre adultos e crianças e crianças entre elas, momentos de cumplicidade tais como um olhar, um aperto de mão, uma mão na cabeça ou simplesmente um choro compreendido, momentos lúdicos, de brincadeira, com respeito pelo espaço de cada um e onde as crianças se sintam seguras.

O brinquedo é sem dúvida, um forte aliado do crescimento infantil, não só por toda a variedade existente que pode ajudar a criança no seu desenvolvimento físico e motor, mas e principalmente por toda a sua potencialidade para um bom desenvolvimento afectivo, cognitivo e social da criança.

Não nos podemos esquecer que ser criança é poder fazer disparates, rir sem motivo e principalmente brincar, brincar, brincar muito, com muitos brinquedos que nos vão ajudar a crescer e principalmente a aprender.

http://www.coisasdecrianca.com/artigos/detalhe.php?idArtigo=145

publicado por salinhadossonhos às 01:45 link do post | favorito