Educação ambiental - Criar laços para o futuro



Por Dina Florêncio, Educadora de Infância

O Ambiente e a reciclagem têm sido temas muito abordados nos projectos pedagógicos das nossas instituições nos últimos anos, mas porquê? Será moda, ou de facto as consciências estão mais alertas para esta temática que é de facto fundamental?

O princípio 1 da declaração de Estocolmo escrito em 1972 diz-nos que: “O homem tem o direito à igualdade, à liberdade e a condições de vida satisfatórias, num ambiente cuja qualidade lhe permita viver com dignidade e bem – estar, cabendo-lhe o dever solene de proteger e melhorar o ambiente para as gerações vindouras.” As nossas crianças têm de facto um papel fundamental na preservação do ambiente e cabe-nos a nós Educadores, pais e professores levá-las a compreender a importância de uma correcta educação ambiental. Mais do que termos ecopontos nas instituições, mais do que fazermos brinquedos aproveitando material reciclado, mais do que ensinar-lhes que não se deve deitar lixo para o chão, devemos sim ser capazes de os fazer entender o porquê de todos estes hábitos.

A Educação Ambiental pode e deve começar muito cedo, quando ensinamos as cores às crianças podemos levá-las logo a conhecer os ecopontos e assim de uma forma lúdica fazê-las compreender a verdadeira finalidade dos mesmos. “Mas para onde vai todo este papel quando o ecoponto azul estiver cheio?” Esta é uma pergunta que muitas crianças do pré-escolar nos fazem, depois de há já um ano ou dois terem o hábito de colocar todo o papel naquele ecoponto, e é aqui que as nossas respostas e atitudes são fundamentais, pois é aqui que podemos e devemos explicar à criança que todo aquele “lixo” que andámos a acumular diariamente será recolhido e reaproveitado para a execução de novos materiais.

As crianças e os jovens, como cidadãos devem aprender a tomar decisões relativas ao ambiente e a estar conscientes relativamente à tomada de certas decisões políticas que podem ter consequências ambientais. Muitos colegas queixam-se às vezes de falta de verbas por parte das instituições para a execução de trabalhos, mas cabe-nos a nós adultos transmitir aos mais pequenos as potencialidades de materiais já usa¬dos, como as garrafas, o papel, as embalagens de plástico, entre outros. Sendo a escola um lugar privilegiado das aprendizagens, onde se devem adquirir valores e promover atitudes e comportamentos de cidadania, torna-se urgente uma intervenção eficaz, ao nível da Educação Ambiental.

http://www.coisasdecrianca.com/artigos/detalhe.php?idArtigo=154

publicado por salinhadossonhos às 01:42 link do post | comentar | favorito