Método João de Deus
Por Maria Filomena Caldeira, professora da ESE João de Deus e supervisora dos JE João de Deus Na educação pré-escolar é importante não esquecer os elementos básicos para aprender a viver juntos: aprender a conhecer… aprender a fazer… e aprender a ser Assume-se que o desenvolvimento da autonomia é o pilar fundamental no crescimento pessoal e social de cada criança e da sua inter-relação com os outros, de forma a serem capazes de enfrentarem quer os desafios do momento, quer todos aqueles que se lhes deparem numa sociedade em constante mudança. Nos Jardins-Escolas João de Deus, entre as várias actividades vivenciadas, usam-se os materiais didácticos como um recurso a ser utilizado num processo que combina aprendizagem e formação. O educador é o elemento-chave na mudança, porque tem um papel primordial no ambiente que se vivencia na sala de aula. Ele serve-se dos materiais, como instrumentos, para motivar as actividades que se pretendem ricas e estimulantes, num processo de manipulação – acção e posteriormente da representação – conceptualização. Os materiais didácticos são instrumentos para a aprendizagem, um meio através do qual a criança interage com o mundo exterior, com os adultos e com as outras crianças. O material ao ser observado, manipulado e explorado provoca o desenvolvimento e formação de determinadas capacidades, atitudes e destrezas, possibilita experiências e situações para aquela interacção e para que na primeira percepção a criança realize uma representação e em última instância chegue à conceptualização. O método de leitura e escrita João de Deus apresenta as dificuldades da língua de uma forma gradual, numa progressão pedagógica que constitui um verdadeiro estudo da língua portuguesa. Assim, verificamos que desde a primeira lição a criança é convidada e estimulada a ser “analista da linguagem”, tendo um papel activo na descoberta de que a posição da letra na palavra determina o seu valor sonoro. O método utiliza estratégias de leitura do tipo “bottom-up”, em sinergia com estratégias do tipo “top-down”, baseado na unidade global da palavra – considerando-a como a ferramenta linguística que permite o dinamismo verbal. A criança é levada a entrar num jogo, do qual vai aprendendo regras e vai evoluindo de uma forma construtiva. O processo inicia-se com a visão das letras, seguindo-se os sons correspondentes, a leitura de palavras e a pronunciação destas como entidades globais com significado próprio. Este método acentua o aspecto da compreensão, salienta as funções da memória, da atenção e do processamento mental da informação durante a leitura. O objectivo dos Jardins-Escolas não se centra somente em ensinar o conhecimento feito e totalmente elaborado, pretende também capacitar o aluno, por meio de uma aprendizagem eficaz, de capacidades para poder ser um cidadão consciente, responsável e crítico. A sua história A Associação de Jardins-Escolas João de Deus foi fundada pelo mecenas Casimiro Freire, em 1882, sob o nome de Associação de Escolas Móveis pelo Método João de Deus. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, dedicada à Educação e à Cultura. Em 1908, por proposta de João de Deus Ramos, filho do Poeta – Educador, passou a designar-se “Associação de Escolas Móveis pelo Método João de Deus, Bibliotecas Ambulantes e Jardins-Escolas”. Sentindo a necessidade de dar carácter mais amplo e perdurável à obra, funda em Coimbra, em 1911, o primeiro Jardim-Escola João de Deus. Até 1953, data do seu falecimento, criou 11 Jardins-Escolas. Em 1920 iniciou-se o primeiro ano de formação de Educadores de Infância, mas só em 1943 seria fundado, com carácter sistemático, o primeiro Curso da Didáctica Pré-Primária. Em 1988, a Escola Superior de Educação João de Deus, passa a ministrar os Cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico (1º Ciclo). Presentemente, a Associação de Jardins-Escolas e a Escola Superior de Educação João de Deus têm ao seu serviço 973 pessoas, cuja actividade se reparte pela ESE e por 36 Jardins-Escolas, distribuídos pelo país. Tem também um projecto pioneiro de duas Ludotecas itinerantes que estão a proporcionar actividades diárias de tempos livres a crianças e jovens de idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, oriundos de comunidades em situação de exclusão. Promover o direito a brincar, estimular a iniciativa e a criatividade, desenvolver competências e conhecimentos através do jogo, estimular os participantes para o prazer da leitura, acompanhar e colaborar na execução de tarefas escolares, favorecer um trabalho de interacção com as escolas da comunidade e outras instituições, despertar o espírito de tolerância e liderança desenvolvendo valores e atitudes, são alguns dos objectivos do projecto João de Deus. |
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