Pequenos Artistas

 

 

  Explorando os círculos...

 

 

 

 

 Inserido no nosso Projecto Educativo "Educação pela Arte", fizemos a reprodução de uma obra de Kandinsky. Primeiro cada criança pintou com cores à sua escolha vários circulos desenhados num quadrado. Depois de juntarmos os quadrados todos, a "obra de arte" ficou simplesmente espectacular...

 

 

  

Um pouco sobre a obra original...

 

Quadrados com Círculos Concêntricos

Pintado por Vassily Kandisky em 1913

 

O artista russo Vassily Kandisky pintou este quadro para experimentar o efeito de diferentes cores lado a lado. Queria ver quais as cores que sobressaíam e as que se misturavam e aprender a combiná-las com beleza e vivacidade.

Cor e sentimento

A cor era muito importante para Kandinsky. Ele acreditava que as cores podiam expressar sentimentos, como a música, e dizia: "A cor é um meio de exercer influência directa na alma. A cor é o teclado... O artista é a mão que toca o piano". Kandinsky era tão sensivel às cores que dizia que olhar para as cores o fazia ouvir sons musicais.

 

Kandinsky nasceu na Rússia em 1866, no seio de uma família de músicos. Começou por ser advogado e só aos trinta anos começou a pintar. Foi um dos primeiros artistas a desenvolver a arte "abstracta" - arte que não reproduz pessoas ou coisas reais.

Kandinsky disse que começou a fazer experiências ao ver um quadro que tinha caído. Não reconheceu os objectos de pernas para o ar; viu só um conjunto de cores e formas abstractas, que achou muito mais interessante.

 

in "Tesouros de Arte", Rosie Dickins - edicare

sinto-me:
publicado por salinhadossonhos às 22:01 link do post | comentar | favorito